Onde Comer em Marselha

Como qualquer viajante, aprecio museus, exposições, monumentos, bairros, praias, paisagens. Porém, gosto tanto ou mais de experienciar refeições fora, pois sou uma curiosa nestas lides da gastronomia. Adoro saborear as culturas, perceber os contrastes entre povos e muita desta identidade é exibida à mesa. Tal é óbvio em Marselha, das cidades portuárias mais antigas da Europa, onde colidem Ásia, África e Europa. A comunidade é feita desta mistura e por todas as ruas encontramos lojas, cafés, restaurantes, mini mercados de influência turca, argelina, tunisiana, libanesa, marroquina, italiana, espanhola, chinesa, vietnamita... Aqui deixo alguns sítios onde voltaria sem pensar duas vezes.

Casa Pietra

Dakao
Só de me lembrar do que provei apetece-me voar já até lá para jantar. Embora pertença a uma pequena cadeia de quatro estabelecimentos e o staff não fale inglês, o restaurante situado em Vieux-Port tem um ambiente cosy e os pratos, apelidados de street food, são de grande qualidade. As guiozas foram das melhores que já comi, a par dos noodles no wok, cujos sabores eram bem pronunciados e me aqueceram a alma. As opções vão ainda das saladas aos rolos Primavera, do sushi ao tártaro de salmão. Ai... comia tudo outra vez...

Toinou
Esta marisqueira, para além de refeições, tem a sua própria banca de peixe e marisco frescos, para venda ao público, tal como uma selecção de vinhos, molhos, patês, caviar... Em doses bem servidas descobrimos as várias formas de cozinhar moules, cá o nosso mexilhão e podemos pedir pratos ou combinados de marisco, que variam entre os 9€ e os 90€. Aqui provamos verdadeiros e frescos frutos do mar a um preço tão ou mais acessível como em Portugal.

Fish and Chips com aioli, o molho típico & Moules à la Provençale no Toinou

Numa zona de comércio bastante movimentada e da qual gostei bastante, encontramos esta patisserie com uma pequena esplanada. Raramente as pastelarias têm mesas e ao fim de um dia de muitos kms nos pés poder sentar e degustar uma tarte de limão merengada de-li-ci-osa não tem preço.

Casa Pietra
Localizado bem perto do Mucem e ainda mais da Catedral de Marselha, este restaurante conta com uma ampla esplanada e um interior intimista, ao estilo pub inglês. Como em todas as viagens o meu corpo começa a pedir-me para reduzir os excessos e o que me apetecia mesmo era uma refeição leve e saudável. Pedi a salada vegetariana a medo porém, quando chegou à mesa um prato enorme e super colorido fiquei com um daqueles sorrisos bobos de quem está apaixonado...

Café Simon
A ideia de comer saudável e sobretudo, cozinha provençal, permaneceu e na Cours Honoré a oferta é muita... O último jantar foi no Simon, onde o staff é simpatiquíssimo e as doses bem servidas. Numa cidade banhada pelo Mediterrâneo já sabemos que iguarias como ensopado do mar, mexilhões fritos e vários peixes na grelha têm local cativo na carta, tal como o tomate e as ervas aromáticas - tomilho, orégãos, alecrim.

Peixe grelhado no Cafe Simon

Notas:
. Por toda a cidade há carrinhas de street food, muitas das vezes com pizzas maravilhosas em conta. No domingo uma das ruas principais tinha várias barraquinhas com produtos e iguarias locais e biológicos, como cones de sardinhas (os nossos jaquinzinhos) e queijo frito, pães, carnes e peixes curados, bolos, piadinas...

 O tal cone de Sardines Frites

. Todos os dias da semana, para além dos estabelecimentos fixos, são montados mercados de fruta e legumes perto de várias estações de metro. Tudo tem um ar apetitoso e viçoso, a pedir para ser levado para casa.

. Aqui, ao contrário de Espanha e Itália, quando pedimos um prato de carne ou peixe este já vem com o respectivo acompanhamento. Outra curiosidade, em quase todos os restaurantes visitados colocaram um jarro com água, para além das bebidas pedidas. Esta água é gratuita.

. Boulangerie é Padaria, Patisserie é Pastelaria, Brasserie é Cervejaria.

. Os restaurantes mais recomendados são Chez Fonfon e o Chez Michel, onde o prato Bouillabaisse - um caldo rico de peixe e marisco - é a especialidade. Faltou-me provar esta especialidade local...

. Por falar em especialidades da região, os bolinhos típicos são os Navettes. Em formato de barco, são biscoitos secos cujo sabor original é flor de laranjeira. A bebida típica, Pastis, também tem um peculiar e forte palato, a anis.

Comentários

Trending