Navy

Esta tendência tão recorrente no mundo da moda, começou por ser explorada mais publicamente por Coco Chanel. Quem não se lembra das emblemáticas sweat-shirts de meia manga listadas? Ou dos casacos à marinheiro com os típicos botões dourados, adaptados à silhueta feminina? Não fosse ela uma das designers que mais peças masculinas adaptou ao guarda- roupa da mulher e o universo náutico rico em pormenores interessantes e de grande classe. Este estilo esteve claramente patente nas décadas de 20, 50 e 80, tendo voltado à ribalta nas últimas estações, principalmente nas épocas estivais. Este Verão as riscas azul- marinho e branco são um must- have, a par do estampado de âncoras, cordas e nós, que deixam o lado "marinheiro" para se tornarem mais citadinos e/ ou glamourosos. Muitas marcas investiram em fatos- de- banho e vestidos de cortes 50's, claramente inspirados na estética navy a nível de padrões. É o caso de D&G, Rosa Chá ou Tommy Hilfiger. As riscas em vermelho e branco também já são opções actuais, sendo uma fuga ao azul de sempre.

A estética pode ainda variar entre os motivos militares, com pormenores relacionados com as fardas da Marinha, ou com o quotidiano de pescadores, embora esta seja identificada com estilos mais "trashy".

Mas a minha missão é mostrar as opções estéticas pessoais, que os anónimos seguem nas ruas, mesmo que as linhas entre originalidade e cópia das passerelles se possa esbater, devido ao reflexo das tendências e inspirações dos designers.Seguem-se algumas fotografias que ilustram esta temática, a maioria captadas na rua, outras são fruto de sessões fotográficas...



Brincos Âncora (fotocópia)


Casaco azul- marinho com botões dourados



Top com com imagem de âncora


Camisa com riscas discretas e motivos náuticos
Cartaz feito para a cadeira de Design de Vestuário


Este trabalho fez parte do desenvolvimento de uma colecção cuja temática era a síntese das estéticas navy e oriental. Mais concretamente, este cartaz é fruto de uma sessão fotográfica que tinha como fim ilustrar as inspirações da colecção.
Em baixo seguem- se as ilustrações de que mais gostei, vendo- se que o objectivo era ciar peças versáteis e uni- sexo, embora simples.

Ilustração 1

Ilustração 2

Comentários

Trending