A MODA dos Óculos

Se repararmos bem nos últimos tempos os óculos tornaram- se moda. Não tanto os de sol, mas principalmente os graduados.
Não, de repente não ficámos todos míopes; Ficámos foi sem vergonha de usar óculos, ganhámos uma vaidade assumida em exibir modelos não muito variados, mas que acabam por ficar sempre bem. Os óculos tornaram- se num forte elemento que compõem um look, tal como outro acessório.
Isto porque o estilo "Nerd", Retro e Vintage é um padrão, ou seja, toda a gente começa a exibir óculos de massa preta, modelos Rayban wayfarer, e outros retirados dos mais antigos baús das tias- avó. Na verdade quem tiver o modelo mais excêntrico "ganha".


Sara Banana


Pormenor dos óculos vintage de cima



Óculos "Tia- avó"

O modelo de Rayban referido surgiu em 1952, tendo como maior publicitária Audrey Hepburn ("Boneca de Luxo"). Nesta época os óculos de plástico foram uma grande inovação, abolindo de certa forma as armações de metal. Na década de 80 voltaram à ribalta, novamente através do filme "The Blues Brothers". O aparecimento deste modelo deu- se em muitíssimos filmes e séries televisivas, transformando- se num fenómeno de vendas.

Modelo dos anos 80, com base nos wayfarers


Foi recentemente nos anos 00 que os Rayban Wayfarers voltaram à ribalta. Embora tenham re- surgido a meio da década, só há cerca de 3 anos é que se tornaram numa referência mainstream em Portugal. e a marca não pára de lançar novas apostas em termos de design, tudo com base nos wayfarers, o que muda são as cores, os padrões e pequenos apontamentos da armação.


Bruno Cunha

Urânia Brasil




Um modelo que o Verão passado esteve patente em diversas lojas foi o Heart Shaped, ou seja, dois corações para albergar as lentes. Este tipo de óculos foi muito usado no fim dos anos 80, principalmente em moda infantil. A dupla Dolce&Gabbana revitalizou o modelo, lançando- o há algum tempo atrás e sendo um dos acessórios eleitos por Madonna para a sua Tour da altura.


Óculos "Tia- avó" e Heart Shaped

Como seria de esperar o modelo de óculos que está a regressar em força, e talvez o único que ainda não tinha regressado à moda é o modelo popularizado por John Lennon e também por Woody Allen. Caracteriza- se por armações metálicas inicialmente e pela zona das lentes ser um círculo perfeito. Claro que existem já variações na zona da armação que envolve as lentes, ou seja, estruturas mais rectangulares.

Mauro Cordeiro

Comentários

  1. A ocasional referência a "Nerd, Retro e Vintage" (não exclusiva deste post) poderia vir acompanhada de uma pequena explicação desses rótulos - apenas a título de exemplo, pois qualquer referência deveria ser minimamente explicada, de modo a contextualizar o leitor.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Trending