Workshop Colecção de Moda


Em Setembro, concretizei uma das tarefas que mais queria ver cumpridas neste ano de 2015, dar um workshop! As esplanadas e os últimos banhos de sol foram trocados pelo atelier Argolas Argolinhas com o intuito de explorarmos as componentes criativas da concretização de uma colecção. 

Quis, após as apresentações, mostrar o trabalho de três designers/marcas totalmente distintos para que se percebesse o processo criativo de cada um. Escolhi Hélio Cabrita por ter projectos ainda pequenos mas com bastante força visual, Marques ' Almeida por ser uma marca em ascensão e bastante actual e Valentino pelo facto de ser uma grande casa da Moda italiana que se tem adaptado muito bem ao público e criado peças icónicas. 

Colecção FRIDA + BIRDS Hélio Cabrita


 Parceria Valentino e Celia Birtwell para a colecção de Inverno 2015

Depois deste banho de inspiração o próximo passo foi folhear revistas e começar a criar um painel de ambiente ao género de scrapbook. Páginas em branco tornaram-se numa junção de imagens e referências e daí resultariam peças de vestuário, acessórios e um mood. Cada uma das participantes tinha um estilo e gosto bastante próprios, o que resultou em propostas para públicos completamente distintos. 


Foi uma experiência única para mim pois nunca antes tinha feito este tipo de exercício com pessoas que (ainda) não estavam ligadas ao Design de Moda. A capacidade de tradução, não linear, dos painéis de ambiente para peças de roupa, que preenchem o imaginário das participantes, deixou-me muito feliz. O meu objectivo foi fomentar a observação de Moda e criar exercícios inspiracionais. Quis demonstrar como se desenrola o processo criativo e como existe uma estrutura, mesmo que bastante liberal, na criação de um produto de vestuário ou acessório. De facto a criatividade pode ser operária da Moda e adaptar-se facilmente a esta área tão vasta  e transversal.





Resta-me agradecer a todos os intervenientes que fizeram desta experiência algo tão importante para mim, em especial à Lena, da Argolas Argolinhas!

Comentários

Trending