Guia Para o Par Perfeito


 Jack Nicholson

Se há acessório obrigatório no kit básico para homem, são os óculos de sol. Acrescentam charme e estilo ao conjunto mais simples ou ao miúdo mais tímido. Mas calma, nem todos os modelos têm estes poderes mágicos. Seleccionei opções bonitas, elegantes e versáteis, todas perfeitas para ocasiões típicas de Verão, tanto para um sunset como para uma popular sardinhada, um casamento ou um concerto ao ar livre. No caso destes investimentos em marcas de qualidade, são desaconselhadas cores fortes ou armações com padrões chamativos. Experimentar os modelos antes de comprar é imperativo.


Wayfarer 

Jude Law


Como poderão ver nas imagens, a Ray-Ban é uma marca óbvia, mas que adoro para rapaz. Não há como errar. O modelo mais vendido, o Wayfarer, criado em 1952, voltou das gavetas dos pais e avós por volta do ano 2007. Era obrigatório na cena indie, ao som de Sonic Youth e com muito cinema francês noites dentro. Mesmo com a imagem desgastada até à exaustão é exemplo máximo de estilo e um objecto de design de culto. Só há um senão, a inclinação das lentes poderá não ir bem com todos os formatos de rosto.


Clubmaster

Robert Pattinson

 Street Style via Gentleman's Gazete

O modelo Clubmaster, inicialmente desenvolvido na década de 1940 por outro fabricante,  foi revitalizado pela Ray Ban nos anos 80. A armação apenas superior foi muito popular entre 1950-1960 e de há uns seis anos para cá tornou-se um favorito da cultura hipster. É o que vai bem com uma bicicleta vintage recuperada e uma cerveja artesanal na mão. Estou a brincar, vai bem com tudo e apimenta um visual mais certinho. Segundo os visitantes da Pitti Uomo, o que está a dar são as lentes azuis espelhadas. Eu, ainda assim, prefiro cores e padrões mais clássicos, como tartaruga, preto e castanho.


Erika


Os Erika são provavelmente o modelo menos conhecido. A prova disso é a quase inexistência de fotografia de garotos a usarem os óculos mais simples desta minha selecção. O formato não tem nada a ver com a aura retro dos anteriores e apenas a opção de padrão tartaruga lhe dá um pouco mais desse ar old school. Esse material, a par da massa preta, são os meus eleitos para alcançarem a tal versatilidade que tanto falo. Serem arredondados favorece rostos quadrados (como o manequim na foto acima!).


Aviator

Tom Cruise em Top Gun 
 Jared Leto
 Michael Fassbender

O que é que Jared Leto e Michael Fassbender têm em comum? Muito pouco para além dos Aviators, modelo de 1936, eternizado no filme Top Gun. De facto, como o nome deixa a descoberto, foi desenhado para proteger os olhos dos pilotos da força aérea americana e é um dos objectos de desejo com mais longevidade, que se mantém até hoje. Caso não sejam muito espelhados são discretos q.b. e adaptam-se a diferentes estilos e ocasiões.


McQueen

 Steve McQueen
 Zac Efron
David Gandy

A Persol é outra das marcas que aprecio, graças à qualidade dos óculos mas também devido à ligação com o icónico Steve McQueen. Em 1968 o modelo PO 714 ganhou o nome do actor para sempre, ao tornar-se indispensável no set do filme The Thomas Crown Affair. Icónico e desportivo, não fosse McQueen também um amante de carros e motos velozes, estes óculos são o best seller da marca italiana. Para mim, uma óptima alternativa para quem gosta dos modelos Carrera.




Comentários

Trending