Birkenstock | Um Clássico de Verão


Kate Moss para The Face, em 1990

Vindas da Alemanha, primeiro estranharam-se e depois entranharam-se. Tal como as botas UGGs, eram olhadas de lado e rapidamente associadas a turistas nórdicos ou a celebridades em reabilitação.
Hoje são do calçado mais comum nos pés de Verão, em homens e mulheres, velhos e novos. Os modelos mais populares são copiados à exaustão por todas as marcas, das brancas às grandes cadeias fast fashion.

A caminhada até aqui teve início em 1774, com Johann Adam Birkenstock, um sapateiro. Passou o seu conhecimento de geração em geração e Konrad, um dos seus descendentes, sediou o negócio em Frankfurt e criou uma palmilha flexível para sapatos à medida. Partilhou o seu know how em conferências e vendeu licenças para que outros sapateiros trabalhassem segundo os seus ideais de conforto e ergonomia. Esta especialização em calçado ortopédico foi o grande alicerce da marca, que para além das formações lançou livros sobre podologia e foi apoiada por médicos que receitavam este calçado aos seus pacientes. Em 1964 criaram a primeira sandália e nove anos depois surge o modelo Arizona, dos mais populares até hoje. Já na década de 90 é lançada uma marca derivada mais acessível, Betula. A ela juntaram-se a colecção Birki's, com modelos vegan e edições especiais, Papillio que é supostamente a linha mais fashion da casa e ainda modelos destinados a profissionais, mais duradouros e anti derrapantes.


Na prática, com o relaxamento que temos vivido em termos de tendências, os Birkenstock ficam bem com tudo. Generalizando, pois obviamente que num registo formal não os calçaria, são versáteis nos dias quentes, com calções safari e t-shirt ou com um vestido bem boémio. Como muitos dos modelos adjectivados de ugly shoes estas sandálias, e até mesmo as clogs, vieram para ficar. Parece que apenas as Crocs continuam como persona non grata nisto da Moda. A Birkenstock ganha exactamente devido à tal associação ao vestuário para turismo, que faz todo o sentido se pensarmos no conforto que o produto proporciona para grandes caminhadas por cidades desconhecidas. E se for em glitter, até aceito a combinação com meias!

Comentários

Trending