Biblioteca | Expert em Moda


Livros são sempre uma óptima opção para presentear aqueles que mais gostamos ou para nos mimarmos sem culpas. O conhecimento parece um óptimo investimento para quem quer ser um expert em moda e estas opções bem ecléticas são um bom kit para iniciantes mas também um excelente compêndio para quem gosta de estar sempre bem informado e colecciona obras que vão testemunhando a mudança dos tempos. 


1. Literally Me da ilustradora Julie Houts é, na minha opinião, um dos livros do ano a memorizar. Após anos a trabalhar na J.Crew, Houts despediu-se e começou, a medo, um percurso como freelancer em ilustração. A legião de seguidores atentos no Instagram devem ter ajudado na tomada de decisão. Como tanto apreciamos hoje, a artista é irónica e tem voz crítica. O cérebro junta-se ao talento para nos presentear com páginas de escárnio e sonhos.

2. Dress Scandinavian de Pernille Teisbaek é uma das razões para eu achar que as escandinavas são as novas parisienses. Estou muito curiosa acerca deste livro de conselhos que explica como alcançar o tão desejado estilo dinamarquês, pelo método de uma das meninas bonitas da Escandinávia. Pode não ser um essencial, mas a Pernille, por si só, faz com que o deseje neste Natal. 

3. Always Pack a Party Dress de Amanda Brooks é um resumo de 20 anos a trabalhar na indústria da Moda, desde assistente de fotografia para Patrick Dermarchelier, passando pelo cargo de directora criativa da Barneys e escritora freelancer para publicações da Condé Nast. Óptima ideia ler o percurso e os conselhos de alguém com um percurso tão plural, certo? Parte dos seus escritos podem ler-se em I Love Your Style, um blog despretensioso que deu nome ao seu primeiro livro.

4. I'll Drink to That de Betty Halbreich conta a história, na primeira pessoa, da primeira personal shopper na luxuosa Bergdorf Goodman. Daqui esperamos sinceridade, humor e o testemunho minucioso desta americana  no qual conseguimos compreender as alterações sociais do seu país ao longo de 60 anos.




5. Peter Lindbergh, A Different Vision on Fashion Photography é daqueles portfólios que queremos ter para ir folheando e apreciando o trabalho de um dos grandes nomes da fotografia de Moda. Lançado em 2016, em ocasião da exposição homónima em Roterdão, é um marco na carreira de Peter, aclamado por ser o responsável pela era das super modelos, nos anos 90.


6. Alexander McQueen, Unseen de Robert Fairer é uma das obras que vamos querer ter expostas em casa. Esta ode ao designer britânico é feita com imagens nunca antes divulgadas dos bastidores da excentricidade da Casa, incluindo os membros de staff e o próprio McQueen.

7. Coming of Age de Petra Collins faz-nos entrar no universo feminino millennial. Através de auto-retratos, editoriais e campanhas observamos a intimidade da ambígua fase entre a adolescência e a idade adulta. A fotógrafa, que conheci devido às colaborações com a Rookie Mag, está também ela em fase de crescimento e o futuro promete ser glorioso, após trabalhar, segundo a sua visão única, com estrelas da pop culture, como Kim Kardashian, Selena Gomez e Solange.

Comentários

Trending