Urbano Tropical | Ana Malhoa

Ana Malhoa é tantas vezes criticada e apelidada de bimba, vulgar, ridícula. Disso ela não tem nada! Deve ser a artista portuguesa com uma das carreiras mais longas. Como a jornalista diz no início do seu novo video, Encaixa Baby Encaixa, com trinta anos de carreira continua a surpreender e a dar provas de que está ao nível de uma J.Lo. A meu ver está! Começou bem novinha e sempre cativou o público. Cresceu e escolheu um estilo que talvez não seja suficientemente bem recebido em Portugal mas que em outros países tem muito sucesso.


O muito ou pouco talento que tem, a grande ou pequena equipa que a acompanha, os fortes ou fracos recursos que alcança, são geridos de forma muito inteligente, o que faz com que consiga ter lugar fixo no panorama da música dita latina. O meu gosto musical não coincide com o género e portanto considero-me uma Suiça para opinar neste assunto. O que eu vejo é uma mulher cheia de boa energia e força a trabalhar e a fazer aquilo que mais gosta. Pode não entrusar com os apetites musicais de muita gente, pode fazer com que os mais conservadores olhem de lado... Mas ela é boa naquilo que faz.

Normalmente não se gosta porque é produto musical português... Temos essa tendência a esnobar o que é feito aqui porque fomos demasiado habituados a ouvir pop americano. O pop português foi chutado para canto e apelidado de pimba, quase sempre dito em tom de escárnio, quando na verdade faz parte da nossa herança cultural mais rica, das memórias mais primárias de quem somos. Ou fará parte apenas da minha?

A música dela é um estilo, é um género, é específico. É a única mulher a fazer isto em Portugal (as ex concorrentes de reality shows não entram nesta roda). Não tem de ser mainstream... Mas questiono-me, se o que ela faz é mau para muitos, como justificam dançarem ao som de alguma música angolana por exemplo? Quais os critérios para escolherem boa e má música? Só espero que este novo single passe em todas as rádios e discotecas este Verão!
non stop

Quando quem não gosta dela, perde tempo a ouvir e a ver os seus videos ela ganha com isso... Quando essas mesmas pessoas perdem tempo a comentar rudemente o apoio que outras figuras públicas lhe dão nas redes sociais, ela ganha com isso. E ainda vou ver algumas a dançarem ao som desta canção! Falem bem ou mal, mas falem...

Comentários

Trending