Inspiração: Pin- up

O termo Pin- up surgiu em 1941, referindo- se aos posters, calendários e recortes de revistas de mulheres atraentes que se penduravam nas paredes. Esta prática foi bastante comum entre os soldados da Segunda Grande Guerra, que colocavam fotos de celebridades pin- ups ( como Betty Grable) nos seus armários. Mas as pin- ups não se tratavam apenas de mulheres de carne e osso, mas também de personagens femininas fictícias que eram desenhadas por diversos artistas. Desde do início do século XX que este género de ícones sensuais existe. Greta Garbo é uma das pin- ups mais reconhecidas no meio cinematográfico, tal como, mais tarde, o foi Ginger Rogers, Carmen Miranda, Rita Hayworth, Lana Turner. Estas actrizes que tiveram o auge da sua carreira antes dos anos 50, identificavam- se pela beleza e sensualidade, embora não abordassem essas características de forma tão erótica e provocadora como mais tarde o fez Marilyn Monroe ou Bettie Page.


Joana Gouveia


Bettie foi das modelos mais requisitadas para sessões fotográficas dentro das temáticas Pin- up e erotismo da altura, tornando- se a sua imagem numa referência de culto para a posterioridade. O cabelo negro levemente ondulado com a franja curta, aliado à pele de porcelana e à maquilhagem composta por eyliner negro e batom vermelho, compõem uma imagem que muitas mulheres copiam até hoje, claramente de inspiração Pin- up.


Marisa- Destaque para a maquilhagem


Nos dias que correm o estilo Pin- up não está tão restrito em termos estéticos, sendo as tatuagens e os piercings apanágio de muitas artistas de Burlesco (espectáculos de índole erótica onde se pode misturar a dança, striptease, performances teatrais ). Também a maquilhagem e os cabelos podem ter variantes. (Estes novos detalhes do visual pin- up fez com que surgisse o estilo rockabilly.)



Nos dias de hoje destaco Vanilla Von Bismarck e Dita Von Teese como as artistas burlescas mais ricas e Amy Winehouse como uma das mais emblemáticas seguidoras do estilo.

Comentários

Trending