Waldorf
A Maria, cujo trabalho vimos aqui e o guarda-roupa aqui,
está a fazer formação em Pedagogia Waldorf. Sendo este um nome que se
tem ouvido muito nos últimos tempos e a nossa era uma época de mudanças
marcantes, aproveitei o Dia Mundial da Criança para pedir um registo da
sua experiência com o método educativo.
No dia em que
decidi adormecer o curso que tinha acabado de tirar - Som e Imagem - fugi.
Mudei-me para Sevilha. Aproveitei o calor abrasador da cidade e entreguei todo o
meu futuro nas mãos dos 6 meses seguintes. Lia imenso. Tinha uma certeza. Aliás
duas ou três. Crianças, arte e um complemento tão ou mais importante...
Tempo.
Por obra desta
sabedoria mágia do Uni(verso) aparece
pela segunda vez na minha vida a palavra Waldorf. Uma escola bem perto
de onde estava a viver, praticava essa brilhante pedagogia. Respostas e mais
respostas. Claro que sendo eu super adepta de explicações divinas para as
'coincidências' da vida, entendi o porquê de ter 'aterrado' em Sevilha.
Waldorf... Um método absolutamente dedicado ao desenvolvimento das crianças em
ambientes livres, incentivando cada criança a criar uma base muito sólida da
sua capacidade de sentir, de pensar, agir. Rudolf Steiner é o grande criador
desde método, que consolida os seus pensamentos sobre uma educação com
elementos antropológicos e antroposóficos, tendo como fundamento a evolução
física, emocional e espiritual do ser humano.
Das coisas que
mais mereciam o meu aplauso, sempre que lia mais e mais sobre o método, era
mesmo esta capacidade de tratar cada criança como um ser individual e
espiritual. As suas diferenças, o tentar descobrir as capacidades e
potencialidades de cada um, respeitando cada etapa de desenvolvimento... Dando
especial atenção ao corpo e à mente de igual forma. Funcionam juntos.
Sobre a parte
mais prática da coisa - para além de todo o conteúdo geral leccionado, têm
também várias correntes artísticas e vários trabalhos manuais. O objectivo
dessas disciplinas artísticas é despertar sentidos, a imaginação, a fantasia.
Os brinquedos são feitos em madeira e as
bonecas feitas de pano. As salas são
pequenas e os espaços de refeição aptos a qualquer actividade de culinária.
Espaços exteriores amplos onde possam desenvolver a sua capacidade motora e
muitas vezes criar e cuidar de pequenas hortas, onde facilmente começam a
acompanhar e entender a vida do reino Vegetal.
Foi todo este
pacote meio rústico, selvagem - no bom sentido - de educar na natureza mais
pura, materiais puros, longe de toda a estrutura materialista dos nossos
tempos, que me fez apaixonar pelo método. Ser. Aprender a Ser. Consciência na
Existência. Bem, o que é certo é que embarquei neste tesourinho sobre a
existência humana e na importância de formar e educar seres Humanos. Com
liberdade e consciência. Neste momento estou a frequentar a turma do primeiro
ano do curso - Pedagogia Waldorf- em Lisboa. O curso são três anos em que nos
são dados conteúdos teóricos e práticos, como Pintura, Drama, Euritmia e
Desenho de Forma.
Para celebrar
este dia tão especial que brinda a todas as sementinhas deste mundo deixo uma
mini lista de livros para quem ficou curioso em relação a esta forma de educar,
de observar e sobretudo acompanhar as nossas crianças para um desenvolvimento
saudável:
. A pedagogia Waldorf: Caminho para um ensino mais humano, de Rudolf Lanz.
Editora
Antroposófica, 2000.
.Filhos felizes
na escola: Pedagogia Waldorf, o ensino pela arte, de Helena Trevisan.
Editora
Antroposófica, 2014.
.A prática
pedagógica: Segundo o conhecimento científico-espiritual do homem, de Rudolf
Steiner.
Editora
Antroposófica, 2013.
.Crianças
brincando! Quem educa?, de Danielle Comin Martins.
Editora João de
barro, 2007.
.Filosofia da
Liberdade, de Rudolf Steiner.
Brinquem muito.
Com tempo. Aquele tempo que nos permite olhar verdadeiramente para as nossas
crianças.
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