L de... Lemaire


 
"We design for a woman who has found her style and lives it with grace. 
Her clothing is a way to simplify her life and highlight her personality.”
Sarah-Lin Tran for Remodelista

O francês Christopher Lemaire estagiou com altos nomes da indústria: Christian Lacroix, Thierry Mugler, Yves Saint Laurent... Seguiu-se a posição de director criativo na Lacoste, onde esteve uma década. Posteriormente passou para a Hermès, onde rejuvenesceu a Casa e foi aplaudido pela crítica. Lado a lado com este currículo premium caminhava uma marca homónima, que tem vindo a alcançar bastante sucesso, mantendo-se, porém, discreta. Em 2014 abandonou o posto na Hermés para se dedicar exclusivamente ao projecto pessoal, que teve início em 1991. Cristopher trabalha em duo com a sua companheira, Sarah-Linh Tran, apresentando propostas no masculino e feminino. Em 2016, após uma colaboração passada com a Uniqlo, o designer foi convidado a fazer parte da equipa criativa da marca japonesa. Este grande passo deve-se ao sucesso da colecção cápsula e à certeza que o consumidor Uniqlo sabe o que procura e merece uma constante selecção de peças que sejam a sua cara. A ideia, segundo os porta-vozes, era criar uma equipa que entendesse a colecção enquanto design industrial (função aliada à forma) e não luxo postiço.

 Outono 2017

Voltando a Lemaire... é impossível ficar indiferente à elegância e aparente simplicidade da marca. Qualidade é a palavra certa para descrever as peças depuradas e inteligentes apresentadas todas as estações. Christopher descreve o seu estilo pessoal como um uniforme, valorizando o aspecto prático do vestuário e a sua durabilidade. Sarah vai na mesma onda e explica que se veste de forma prática e discreta. Aliás, quando desenham as colecções a designer imagina o que uma versão melhorada dela mesma vestiria. Estas linhas resumem aquilo que é o seu legado. A sua pretensão é utilidade, servirem um propósito ao cliente que vai para além dos momentos especiais. As suas roupas vão ser companheiros de uma vida, assistindo ao dia-a-dia de quem as veste e facilitando-o. Este design é feito de minimalismo mas também de alfaiataria irrepreensível, jogando com as personalidades dos autores, artistas de sucesso mas anónimos perante as massas. Tudo isto é real, tem pés bem assentes na terra, tem calmaria e demora, tem sustentabilidade. Tudo isto é o agora, são as necessidades que queremos ver colmatadas perante um circuito tão efervescente e excêntrico. 


Primavera 2014

Este é, de facto, o power couple do momento. Até uma simples fotografia de fim de desfile nos inspira e faz querer escrever #goals. Mas não o fazemos porque a coolness de Lemaire e Tran não está nas redes sociais mas sim no quotidiano. Ser quem são é uma função que desempenham sem esforço 24/7 e por isso ficamos tão rendidos aquilo que a marca é, ao seu reflexo no que os manequins vestem e que pode ser parte de nós também.

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