Museu Nacional do Traje

Domingo fomos ao Museu do Traje, aproveitando o horário da manhã, em que a entrada é gratuita. Para mim foi a primeira vez neste local e gostei bastante da exposição permanente, onde temos à disposição peças que re-criam a cronologia da história da Moda, desde o século XVIII. Em quantidade e qualidade este período histórico e os dois séculos seguintes estão bem representados. É da segunda metade do século XX para a frente que escasseiam os artigos e talvez a relevância dos presentes. Da exposição temporária fazem parte peças de jovens criadores nacionais.


Durante a visita apercebemo-nos de alguma falta de informação nas legendas das obras ali expostas. A falta de apoios ao Museu pareceu evidente, também devido à manutenção do espaço. Resolvemos dar um contributo simbólico na saída, que foi recebido com gratidão por parte da equipa e apercebemo-nos que este tipo de gesto não deve ser muito comum ali. Seguimos para os jardins, que são de sonho e merecem um passeio de horas para descobrir todos os recantos bucólicos. Aqui encontra-se o edifício do Museu da Dança e do Teatro, que ficou prometido numa próxima incursão pelo Lumiar.


Espalhar a palavra acerca do nosso espólio é super importante, para que mais gente visite o espaço e apoie a sua sustentabilidade. O Museu vale muito a pena ser visitado, por indivíduos que trabalhem ou estudem Moda, mas também por todos aqueles que se interessam por esta área e por História. Assistimos à evolução dos estilos de vida, documentados por objectos pessoais e também ao desenvolvimento do sector têxtil.

Comentários

Trending