Ela Também é Linda Sem Make-up

Não, não somos todas iguais. As mulheres têm diferentes estilos, umas com maior definição, outras com mais à vontade para indecisões. Por isso já existem no mercado ofertas que vão de encontro às expectativas mais entusiastas e às mais tímidas. Só não parece existir abertura social para estas diferenças de gosto e a sua materialização - ou não - em visual estético. 

Kim Kardashian na campanha da sua linha KKW Beauty

Se anteriormente a vontade de nos maquilharmos era aguçada cedo por familiares mais velhas, hoje esse bombardeamento vem de todas as direcções. Na internet existem centenas de role models bem jovens a explicar, passo a passo, como se faz um cat eye. A maquilhagem tem-se tornado bastante acessível a qualquer adolescente e se há 10/15 anos não ousávamos ir maquilhadas para o liceu, hoje ir de cara lavada desobedece a um código de conduta entre pares. Temos ainda os filtros de tantas aplicações, que possibilitam a luz ideal, a distorção ideal e até o eyeliner ideal. A pressão é bilateral pois as críticas chovem, em qualquer idade: ou estamos demasiado maquilhadas e "onde pensamos que é a festa?" ou temos um rosto nu e provavelmente "estamos doentes!" ou somos "desleixadas". Infelizmente, aos olhos dos outros, as nossas capacidades intelectuais e técnicas, o nosso carácter e personalidade estão intimamente conectados com o aspecto. Como nos apresentamos passa a ser, demasiadas vezes, quem somos e de que somos capazes. 

Balmain Primavera 2018

Em 2016 Alicia Keys desobedeceu aos cânones pop, cortando a sua ligação à maquilhagem. Explicou que vivia em sistemática insegurança com a sua aparência e que se revoltou contra as aspirações que todos têm acerca da beleza feminina. O seu recente trabalho em televisão levou-a a ser criticada por utilizar alguma maquilhagem, num look no-makeup. De colegas à audiência, todos tinham um dedo a apontar-lhe quando a sua grande questão sempre fora a liberdade de se apresentar como quisesse. Todas somos livres de optar por um rosto sem regras, com batom, sem batom, com sombras coloridas ou sem. Não temos de seguir uma norma diária, podemos simplesmente divertirmo-nos conforme os nossos humores e vontades.

 Alicia Keys

Colocando os pontos nos i's, somos lindas com e sem make-up. A prová-lo estão as mais diferentes tendências em vigor, desde o rosto saudável, natural e luminoso ao mais esculpido e gráfico. Vale tudo. A beleza está directamente ligada com aquilo que sentimos, com a confiança que transparecemos e não com o tom da base ou a precisão do contouring.  

The Edit, Março 2017
 

Comentários

Trending