N de... Nehera

 
 Campanha Outono-Inverno 2017
Distingue-se pelas silhuetas depuradas e lineares, faz a mostra das 4 colecções anuais em Paris, é a nova favorita dos fãs do minimal, mas quem é Nehera? Fundada por Jan Nehera, em 1923, a fabrica homónima inicialmente era um fornecedor de vestuário masculino e infantil. O negócio familiar checoslovaco, de pequena dimensão, foi evoluindo, surgindo as lojas pronto-a-vestir de marca própria, em 1931 onde também existia oferta para senhora. Os serviços nas lojas incluíam engomadoria e alfaiataria por medida. Praga assistiu ao sucesso da marca, que se vangloriava das peças passarem do produtor directamente para o consumidor. Na altura esta situação era peculiar no pronto-a-vestir, tal como hoje é tão raro o que vestirmos nos chegar directamente da fonte de manufactura. O processo vertical, pioneiro até então, onde Jan detinha as fábricas, controlava toda a logística e as lojas, foi um fenómeno numa época de crise económica. A par desta estratégia estava o marketing agressivo, com muita publicidade, descontos e preços competitivos. A comunicação interna era feita de forma a motivar os colaboradores, algo que hoje é visto como essencial à produtividade da empresa. 

Outono-Inverno 2015, via Walpaper

O staff aumentou de tal maneira que foi necessário criar escolas onde se dava formação a adolescentes para posteriormente integrarem os recursos humanos qualificados nas lojas e fábrica. Em 1936 a expansão internacional abriu pontos de venda na Noruega, Suécia e África. Outras localizações, como a Rússia, Estados Unidos, França ou Holanda recebiam peças Nehera para lojas multimarca. Com a Segunda Grande Guerra a produção passou a ser determinantemente militar e o fundador da Casa checoslovaca foi mais tarde detido pelas forças Nazis. As portas do seu negócio mantiveram-se fechadas desde essa altura até 1998, quando Ladislav Zdut, consultor de marketing e branding, o adquiriu. A história do pioneiro Senhor Jan fora há muito esquecida, porém, em 2014, Zdut contratou Samuel Drira como director criativo. Este tinha trabalhado com a Hermés, Lemaire, The Row e fundado a revista Encens. Foi com um input criativo e conceptual que a nova Nehera conquistou de novo o seu público. Ou melhor, a Nehera conquistou um novo público, pois teve de se reiventar do 0, adaptar-se à realidade contemporânea e distinguir-se na multidão, num momento em que ninguém reconhecia a marca. A primeira colecção de Drira era orgânica e fluída, contudo elegante e refinada. A estética forte criada aqui é o legado que o designer deixou após a sua saída no início deste ano.

 Backstage Primavera 2017

As colecções são comercializadas em mais de 100 lojas multimarca espalhadas por 4 continentes. As peças continuam a ser fabricadas nas mesmas fábricas de há 80 anos, mantendo-se a tradição na qualidade dos materiais e manufactura. Cria-se para mulheres fortes, modernas, despojadas e assertivas que apreciam estrutura mas também se deleitam no conforto e suavidade, que equilibram muito bem as suas metades feminina e masculina. A reivenção foi apenas um ajuste como quem viaja no tempo necessita de fazer. Zdut teve, durante o interregno comercial, pode estudar, definir estratégias e caminhos para chegar e cair nas graças de Tilda Swinton, Alicia Vikander, Marion Cotillard, Isabelle Huppert mas também de nós, comuns mortais.

Primavera 2018

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