O de... Oteyza

A alfaiataria madrilena Oteyza tem como responsáveis um dos casais mais icónicos dos dias de hoje, pelo menos fora do espectro pop. Paul García de Oteyza e Caterina Pañeda têm a loja em Madrid há cinco anos, com serviços por medida, fatos fabricados industrialmente e pronto-a-vestir. Neta de um alfaiate, ela formou-se e fez carreira enquanto tradutora. Ele, filho de mãe francesa, é Presidente da Associação Espanhola de Alfaiataria. Juntos foram finalistas do Prémio Nacional de Moda no ano que passou, com a recuperação e renovação das capas tipicamente espanholas e dos cortes de vestuário vintage. Geometria, Simplicidade e Movimento são as suas guias para um trabalho exímio de alfaiataria, aplicando conhecimentos tradicionais a tecidos de alta qualidade. O resultado? Formas elegantes e que nos remetem a uma estética intemporal.


Nos sorrisos dos retratos e nas respostas em entrevistas, são pessoas comuns. Apreciam gastronomia e música, para além de objectos e têxteis com história. Caterina veste-se de forma divertida porém exterioriza o seu gosto pelas raízes tradicionais. Paul elege a camisa branca como peça essencial mas surpreende-nos a andar de skate em clips promocionais. Personificam a elegância moderna e a inteligência criativa, propondo papillons feitos de penas e requintados chapéus como complementos a fatos e camisaria feitos por medida.


Na última Pitti Uomo de Verão já tinha encontrado várias imagens destes embaixadores, que envergam sempre as próprias criações, mostrando como é possível ser refinado e extra cool ao mesmo tempo. Guardei algumas fotos numa pasta de street style e quando o ecrã passou a ser vida real... fiquei tonta de inspiração. No terceiro dia de Pitti encontrei-os casualmente a conversar com nada mais nada menos que Scott Schuman. Demasiado bom para ser verdade, mas felizmente saquei uma chapa tímida para provar a mim mesma que presenciei aquele momento.

Comentários

Trending