Por Favor Coma, Está A Ser Filmado

As selfies e as fotografias de still lifes de comida já eram. Agora junta-se uma coisa à outra e os mini clips enquanto se come é que estão em voga. Estranho, não é? Mas esta tendência já tem como súbditas as mais giras e confiantes influencers. Sim, porque para exibirmos o acto da mastigação de forma tão pública e orgulhosa, é preciso ter coragem. Se um dia já foi tabu observarmos os outros enquanto a refeição decorre, hoje é-nos quase imposto esse voyerismo, no Instagram. Porém, esta prática iniciou-se de uma forma muito mais vincada e perturbadora no Youtube, onde a quantidade de comida é tanta que daria para várias refeições de uma semana.  Os primeiros vídeos surgiram de utilizadores sul-coreanos e daí surge o nome do espectáculo, Mukbang. Este é um nicho cuja derivação resulta numa comunidade no instagram de atitudes mais modestas e cardápios menos extensos.


Há uns anos conseguíamos perceber a conversão à alimentação saudável, com a introdução dos sumos verdes, das taças de açaí e os abacates usados de mil e uma maneiras. Este segmento foi-se tornando norma, a par das visitas aos restaurantes mais fotogénicos das cidades. De repente todos éramos foodies, experts em comer e curiosos na arte de cozinhar. Os programas de culinária voltaram a ter público e multiplicaram-se em formatos boémios (Anthony Bourdain), tradicionais (Gordon Ramsay) ou com twist (Filipa Gomes). Tanto a street food como os sabores mais asiáticos e exóticos foram chegando também a Portugal, porém, desta vez, com um selo de qualidade que prometia muito mais do que os buffets kitsch de comida chinesa. Concluindo esta linha de pensamento, abrimos a mente para o mundo, para o diferente. Aceitámos as espinafres nos batidos de fruta tal como juntamos uns trocos para conhecer restaurantes encabeçados pelos chefs que nos aparecem na TV. 
A gastronomia, de facto, está a ter um momento de ouro e comer - muito e bem - deixou de ser uma vergonha. Pelo contrário, é agora um elemento que define estatuto, que demonstra vivências e poder de compra. Para além dos planos detox volta-se a trincar cachorros-quentes sem vergonha nenhuma, volta-se às receitas de família como se tais se tratassem de jóias antiquíssimas, volta-se a valorizar a o tempero caseiro ao mesmo tempo que se buscam novos sabores e experiências. Balança-se entre extremos: o saudável e a fast food, o tradicional e o contemporâneo.
Enquanto uns partilham os tais conteúdos a ingerir morangos, pizza, marisco ou ramen- por vezes sem seguir as regras empoeiradas de etiqueta ou o equilíbrio de uma dieta adequada-  Katy Perry deixa-se cozinhar e servir como parte de um banquete e a isto chamamos o verdadeiro #foodporn. Tanto a cantora como Lena Dunham, provando um bolo de mirtilos feito por Jennifer Garner, em directo no seu insta, se juntam à causa da boa mesa. Outros exemplos entre os famosos são o melhor amigo de Kim Kardashian, Jonathan, que se auto-intitula o Deus da Comida, ou Chrissy Teigen que já escreveu um livro de receitas e nos causa picos de glicemia só de olharmos para as suas fotos. Também o último desfile da Calvin Klein foi feito sob um manto de pipocas e os convites que antecederam o evento eram um pacote deste snack marcadamente americano.

Sandra Bullock & Rihanna

Admitimos assim que a gastronomia é a cena fixe da actualidade e que finalmente podemos gritar aos sete ventos que ADORAMOS COMER. Mas ainda bem que assim é, pois como diriam as nossas avós, quem não é bom para comer, não é bom para trabalhar.

Se este tema vos interessa vejam:
Celebrities Eating Things

Comentários

Trending